
Max Ernst nasceu no dia 2 de abril de 1891,na Alemanha e morreu no dia 1 de abril de 1976,em Paris aos 85 anos.
Ele foi um soldado alemão na Primeira Guerra Mundial e depois da guerra,Max Ernst aprendeu a pintar copiando as paisagens de Van Gogh e passou por uma breve fase cubista.
Em 1922,emigrou para França, onde conheceu André Breton e se ingressou no movimento surrealista. Fez varios livros de poesia e,em 1929 fez a colagem "A Mulher de 100 Cabeças",um dos ícones do surrealismo.
O mentor intelectual do Surrealismo, Breton dizia que Ernst era o "mais magnífico cérebro assombrado" do mundo das artes. O pintor alemão soube levar como poucos a premissa de que a obra deveria vir de um estado onírico, de sonho. Isto é, a pintura seria a manifestação do que os psicanalistas chamam de inconsciente.
Na Alemanha nazista, seus quadros foram expostos, junto aos de outros artistas na mostra denominada Arte Degenerada, em 1937. Durante a Segunda Guerra, com a ocupação da França, Ernst fogiu para os Estados Unidos sob a proteção da mecenas milionária Peggy Guggenheim, uma de suas várias amantes. Em 1948, ganhou a cidadania americana.
Voltou à Europa em 1958, naturalizando-se francês.

titulo:O olho do silêncio
ano:1944
titulo:O anjo do início
data:1937

titulo:Nadador cego: efeitos de um contato
data:1934

titulo:Natural de Geometría
data:1947
fontes-
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u333.jhtm
http://www.brusbergfineart.com/html/favoritenbilder/max_ernst.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário