Em qual ano James Ensor nasceu

Em que ano surgiu o Surrealismo? Flávia Theresa n12

Com quantos anos Marc Chagall morreu? - Caroline Nomura n°06

Em que ano Max Ernst fez a colagem:"A Mulher de 100 Cabeças"?

Em qual museo Angelus esta? - Caroline n.o 6

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vestuario Grego

Na antiga grecia, a moda era que quanto mais um lado fosse mais parecido que o outro(simetrico) melhor e por isso suas roupas eram feitas de tecidos retangulares.
Uma das vestimentas principais era o Quiton, que era constituido de um tecido de forma retangular e era parecida com uma tunica envolvida no corpo presa na sintura com um cordão ou sinto, se prende nos ombros com broches ou agulhas, passando por debaixo dos braços. Eram longas chegando nos adultos nos tornozelos e nos jovens nos joelhos.
Quando a tunica so lhe cobria um ombro era chamado de Exomide.
O vestuario femenino era diferente do masculino: era um tecido retangular (igualmente), porém continha correias ou cordões na cintura e eram bastante descotadas.Algumas mulheres utilizavam vel para sair de casa.
Como o Quiton era roupa para o calor, os Gregos inventaram o Himationque por sua vez era para o inverno e assim cobria todo o corpo.Ele era um traje basico.
A roupa Grega não era a base de costuras, e os tecidos principais eram o linho (para verão ) e lã (para o inverno).
Muitas vezes as roupas Gregas eram confecionadas em casa pelas mulheres e algumas vezes passavam por um processo de coloração.
Adornos

Os adornos, de caráter mágico que apresentavam alta classe social eram belíssimas peças em ouro e prata com pedras duras engastadas ou aplicação de pasta vítrea.

Legenda da foto: a foto pode retratar como as peesoas faziam o Quiton.

Maria Irma Rodiguez Suarez
número:24 - 6B

quarta-feira, 26 de maio de 2010

vestuário grego - Flávia n°12




O vestuário grego era quase sempre feito pelas mulheres, seu tecido normalmente era de linho ou de lã.
Um vestuário de lã, era o peplo, vestuario femenino , não tinha mangas, apenas aberturas para os braços, vestia-se ao redor do corpo, tinha alfinetes nos ombros, era longo e a baixo do peito usava-se um cordão, era o mais usado pelas atenises até o século IV a.c.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

o vestuario da antiga grecia



a vestimenta feminina grega era um tecido rectangular, continha cordões ou correias ao nível da cintura como decoração e eram bastante decotados.elas usavam também algumas roupas complementares como o Pharos (vestido jónico) que tinha a função de xaile.quando estava frio elas se protegiam com o Himation ele cobria todo o corpo da pessoa.Mulheres mantinham os cabelos longos adornados com presilhas de metal ou fitas coloridas.outros vestuários:
* Peplo: túnica feminina presa por duas fíbulas, feita com dois retângulos de tecido;
* Quíton: túnica feminina ou masculina presa com 5 a 8 fíbulas, feita com dois retângulos de tecido;
* Himation: normalmente feito de lã e principalmente usado por homens como proteção;


* Clâmide: manto masculino curto, preso em frente ao pescoço;


* Exômis: manto feito com um retângulo de tecido, preso por apenas um ombro, com barras decorativas e usado principalmente pera segurar os seios;


* Strphion: faixa de tecido para segurar os seios;


* Krêpis: sandálias;


* Em algumas regiões usavam chapéus


sua vestimenta principal era o quiton ;usado tanto pelos homens quanto mulheres Estendida, era basicamente um retângulo de tecido.originalmente era feita de lã mas non periodos mais antigos era feito com linho posteriormente.Nos homens, podia cobrir a perna até metade da coxa ou descer até os pés. As mulheres a usavam de maneira frouxa. Comumente, fala-se do quíton jônico. Com o surgimento do linho, subistituiu progressivamente o peplo, um vestido feminimo tubular. esta palavra (quiton)significava''tunico de linho'' .




Isabela numero 16

quiton

fonte: http://www.nitnet.com.br/~fcavatar/pal_Reino_Espirito_Vive_Dentro_Nos.html

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Os adornos romanos e seu vestuário - Caroline Nomura 06 - 6B

Brinco romano de esmeralda e ouro.
Vestuário romano


Bracelete romano de ouro


Anel romano de esmeralda e ouro



Carbatinas



Os romanos tiveram muita influência dos gregos em sua forma de vestir, havia as togas que eram parecidas com os himation, que eram usados na Grécia Antiga.



Eles usavam uma túnica por baixo da toga que era muito volumosa.Suas características ajudavam a identificar o grupo social através da cor, da forma e do tamanho.



Tinham vários tipos de togas feitas de muitos tecidos variados como a lã branca, de cor púrpura, etc...Cada toga era usada por uma pessoa diferente, quem não era casado, por exemplo, usava a toga praetexta.Tinha togas para até ir ao tribunal!



Curiosidade:

Os romanos usavam calçados bem simples, praticamente sandálias, chamadas de carbatinas feitas somente de um pedaço de couro sem tingimento, cobrindo o contorno do pé e preso por tiras.Apenas os escravos não o usavam.As mulheres também podiam calçar o soccus, que era uma espécie de chinelo para ser usado dentro de casa que poderia ser enfeitado de pedras preciosas.





As mulheres mais ricas usavam uma grande quantidade de joias feitas de ouro, marfim, pérolas, prata, e pedras preciosas como ametista e a esmeralda.Com essas matérias-primas são feitas os colares, os pingentes, os braceletes (que eram usados tanto pelo homem quanto pela mulher), os aneis(também usado pelos dois), pulseiras, tornozeleiras e brincos.


http://slideshare.net/guestf342e/moda-romana

Vestuario Romano - Larissa Fraga nº 21 - 6B

As crianças usavam uma toga que possuía uma banda cor púrpura. A partir dos 17 anos, os rapazes usavam a toga o que significava a entrada na vida adulta e era marcado por uma cerimónia. As meninas usavam um vestido comprido, chamado estola a partir do momento em que se casassem


As mulheres utilizavam uma faixa de tecido no peito e uma faixa de tecido colocada em volta dos rins. Esta última peça era também usada de início pelos homens, mas foi abandonada.


o vestuário da Roma Antiga era composto por uma túnica (camisa; uma peça de vestuário simples de lã, sem mangas, com a forma de uma grande oval), e uma toga (um casaco branco de lã com a forma de uma elipse). A túnica de mulher era mais comprida do que a do homem. Estas roupas dobradas e sem costura constituíam a base de roupas mais individuais, pois podiam ser ajustadas de maneira diferente cada vez que eram mais utilizadas.
vestuario romano